Ecola NDII Musicalização

Na Escola NDII a introdução a musicalização tem como objetivo trabalhar nas crianças uma série de habilidades. Veja só como a música é importante no desenvolvimento de nossos pequenos:

Foco/ Concentração: Ao se envolverem com os sons, ritmos, instrumentos e mensagens, as crianças praticam o foco em algo que lhes interessam.

Raciocínio: Compreender como se dará os sons dos instrumentos, reproduzir os ritmos e cantar exige uma complexa combinação de raciocínios.

Criatividade: Quando raciocínio e concentração são trabalhados, naturalmente os pequenos se tornam mais criativos. A sonoridade permite uma área fértil para criar brincadeiras como invenção de sons e “letras” de músicas.

Bagagem cultural: O contato com diferentes conteúdos irá formar uma bagagem cultural importante ao longo da vida das crianças. Por isso a importância de serem introduzidos desde a música erudita a música popular.

Leitura e memória: Há pesquisas que demonstram que ouvir música e prestar atenção aos timbres e tons melhora o desempenho da leitura e memorização das crianças e jovens.

Desenvolvimento linguístico: Ao cantar se estabelece um laço entre as palavras, sons e significados. Desta forma, especialmente na fase de alfabetização as crianças desenvolverão a habilidade de pronunciar fonemas e memorizar as divisões silábicas mais facilmente por conta dos ritmos.

Coordenação Motora: Ao brincar com os instrumentos estão treinando sua coordenação fina e expressão corporal.

Estética: A arte desperta o belo que existe dentro de cada um e faz equilibrar os sentimentos e sentidos.

Enfim, é inquestionável a importância das artes na vida dos seres humanos, especialmente a música na vida dos pequenos, pois os alegram e auxiliam no desenvolvimento para uma vida mais harmoniosa.