Proposta Pedagógica

A Escola NDII

Vem se comprometendo com o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, afetivos, intelectuais, linguísticos e sociais desde sua abertura, no ano de 2009. Complementando a ação da família e da comunidade. Sempre cuidando e educando por meio de profissionais comprometidos com a formação de seu filho.

Pensar a infância como importante período onde a criança se apropria do mundo e de suas possibilidades é objetivo central a escola, que acredita na criança que constrói conhecimento, cultura e reinventa o mundo por meio do brincar, do conviver e do interagir com o outro, pensando também nas crianças portadoras de necessidades especiais onde oportunizamos uma educação inclusiva com serviços educacionais diferenciados que assegurem a formação continuada dessas crianças em todos os serviços escolares oferecidos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O material didático utilizado no NDII é do Sistema de Ensino Dom Bosco e baseia-se em três perspectivas teórico-metodológicas: interacionismo, interdisciplinaridade e pensamento complexo.

O interacionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, pela interação deles com a realidade. Trata-se, portanto, de uma visão sociocultural.

A interdisciplinaridade fundamenta-se no esforço para superar a visão fragmentada do conhecimento. Embora seja aprendido individualmente, o saber é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não implica apenas a soma delas; é maior que elas. Assim, a natureza complexa do próprio ato educativo exige explicação e compreensão pluridisciplinares.

A proposta para o modelo de pensamento complexo é a visão de equilíbrio entre o pensamento linear e o sistêmico. Ela pode se traduzir pelo equilíbrio entre os seguintes pontos: razão e intuição, indivíduo e grupo, conteúdos e processos, conhecimento e imaginação, quantidade e qualidade, avaliação e aprendizagem. Completa-se com a ideia da interdisciplinaridade. Está pautado no princípio da dialógica, que compreende ideias contrárias sem excluí-las. “É o conhecimento voltado para um saber que nos permite reconhecer as incertezas de sua origem e seus limites lógicos”. (Edgar Morin)